quinta-feira, 16 de agosto de 2007

#91 - Axel Foley

Durante os anos 80, a atividade policial era muito benquista pela indústria cinematográfica, que forjava entre duras e tiroteios o seu star system. Eddie Murphy era apenas outro negão quando chegou aos cinemas o exemplar "Um Tira da Pesada" (Beverly Hills Cop), cuja história girava em torno de Axel Foley, policial de Detroit que se mandava para LA investigar a morte de um amigo seu.

Nos anos 80, essas coisas de jurisdição não atrapalhavam os verdadeiros tiras e Foley foi lá pra Rodeo Drive apavorar os granfas com sua indefectível jaqueta dos Lions de Detroit. Auxiliado por uma dupla de tiras brancos, porém bem intencionados, da terra do Brendo, da Brenda e da Donna, Foley desmascara uma poderosa quadrilha de traficantes - assassinos de policiais - comedores de criancinhas - produtores de boybands, trucida a todos e vinga assim a memória de seu amigo morto covardemente.

"Um Tira da Pesada" concorreu ao Oscar de melhor roteiro original e faturou o Grammy de melhor trilha sonora, o que foi uma barbada, já que a canção do filme se tornou um clássico instantâneo nos duvidosos anos 80.


De quebra, o filme lançou o jovem Eddie Murphy ao estrelato, o que lhe valeu mais dois filmes da série apoiados em sua comicidade e seu sagaz bigode! Murphy aparece no segundo filme da série já a bordo de uma vermelha Ferrari 308 GTS - sim, aquela mesma do Magnun. Coincidência?


Confira abaixo um trecho do filme que fez Eddie Murphy trilhar o caminho que o levou aos ovários de Mel B, a Spice Girl gostosa.

2 comentários:

Eduardo Rodrigues disse...

No Rio precisamos descobrir que o cinema é ferramente fundamental no combate ao crime.

O que vocês acham que as crianças norte-americanas preferem, ser um traficante ou um policial trapalhão?

Anônimo disse...

não podemos esquecer que foi o mesmo policial Foley quem salvou o Dalai Lama (e o mundo):

http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/rapto-do-menino-dourado/rapto-do-menino-dourado.htm

e o Little Richard, homem marcado por tragédias, para quem chegar aos anos 80 em decadência foi uma vitória, compôs uma música da trilha de Um Tira da Pesada. obviamente, não era a oscarizada, mas o bigode ajudou:

http://idolosdebigode.blogspot.com/2007/07/wop-bop-loo-mop-alop-bam-boom.html



Victor