quarta-feira, 22 de agosto de 2007

#95 - O poeta da violência

Nesses tempos imberbes em que nós vivemos é bem possível que alguns dos mais jovens e efeminados - diz-se que temos por aqui até mesmo mulheres - leitores deste blog não conheça Sam Peckinpah. A culpa na verdade não é de vocês, mas sim da TV Globo, que irresponsavelmente parou de exibir a sessão faroeste de sábado a tarde.

Aqueles filmes sim, formavam o caráter de nossos jovens. O maior deles possivelmente era "Meu Ódio Será Sua Herança", que rendeu um Oscar de roteiro original a Peckinpah em 1969. Aliás, naquela época os tradutores de títulos de cinema também usavam bigode. No original, o filme se chamava "The Wild Bunch". Nosso título é MUITO MELHOR. Ah, pesquisa rápida na internet mostra que em Portugal o título foi "A Quadrilha Selvagem". bleh

A garotada que acha que o Tarantino abusa da violência estilizada em seus filmes menores precisa ver as câmeras lentas de Sam. Se ele tivesse filmado "Cães de Aluguel", tenham certeza que a cena da orelha apareceria. Pelo menos na versão do diretor.

Quem tem alguma dúvida, assista ao filme "Traga-me a cabeça de Alfredo Garcia", a tradução desse é literal. O filme foi lançado depois do fracasso de Pat Garret & Billy Kid, que foi retalhado pelo estúdio. O próprio Peckinpah considerava esse o único que ficou exatamente como ele queria.

Resumindo, se alguém fosse fazer uma cinebiografia do bom Emir, esse homem teria que ser Sam Peckinpah.

PS nada a ver.: Hoje tem o julgamento do mensalão. Alguém conhece um bar que tenha pay-per-view? Com o Plebeu em obras fiquei sem pai nem mãe :( Se bem que com Zé e Bob Jeff no banco de reservas, tem tudo pra ser um fracasso...

Um comentário:

Defunto Autor disse...

Em Pat Garrett há a melhor fala já dita na história do cinema.

"You can put yer money straight up to yer ass"