sexta-feira, 17 de agosto de 2007

#92 - Big Phil


O IdB presta hoje sua homenagem ao chefe da pentacampeã Família Scolari. Um homem de profundo conhecimento e solidez de caráter, cuja zaga dos sonhos seria formada por Ricardo Rocha e Mentor.

Maior vencedor de jogos consecutivos em Copa, Felipão tem ainda em seu currículo as inigualáveis façanhas de ter mostrado o verdadeiro futebol falcatrua do ineficaz Denílson e de ter recuperado o complexo maître-paraíba Rivaldo a tempo de servir umas bolas deliciosas - umas verdadeiras lasanhas, diria Silvio Luiz - de bandeja para o folclórico centroavante Ronaldo "Garfield" Nazário.

(Fazendo uma breve mas merecida digressão, Rivaldo, a chaga, o stigmata do futebol brasileiro, era um grande jogador com o potencial não-realizado que, de fato, nunca rendeu o que podia por falta de uma bigoda à la Rivellino. O Noronha sabe, o Luís Mendes sabe, os mestres sabem: para ocupar aquela posição de número 1 do Zagallo no meio-campo, tem que ter bigode, seja um de pêlos reais ou um de preconceito. Felipão estava consciente da adversidade mas conseguiu, com a presença de seu próprio bigode, emanar vitalidade suficiente ao craque sorumbático.)


Concentração com Luiz Felipe é coisa séria e profissional. Uma hora para ser explosivo; e uma hora de ser constrito. Uma hora de marcar o adversário; e uma hora de matar o adversário. Nada de chuteirinhas amarelas calçadas por pseudocraques, amarelões da cabeça aos pés, indignos da amarelinha e com a mão amarelada de quem peidou na farofa. Ele é uma rocha; ele é uma ilha. Treino, treino, treino e, para descontrair - como bom gaúcho-cidadão-do-mundo -, um chimarrão dançante ao som dos Bee Gees, ou um chimarrão relax ao som de Simon&Garfunkel. Só toca o fino da Canção Americana no DVD da sala de estar da Família Scolari.

Infelizmente para os brasileiros, Felipão teve que atender a um chamado mais forte do que o patriotismo e foi compelido, pelo poder do Bigode, a treinar o time português. Para seu azar, a Publicidade e a mídia golpista colocaram Cristiano "Patinação Artística" Ronaldo em seu caminho. Mas 2010 vem chegando e esse entrave imberbe não tarda a rodar, ó pá.

4 comentários:

Anônimo disse...

Lembremos que Rivaldo tinha bigode.

Tiago disse...

post emocionante.

Defunto Autor disse...

Felipão convocaria a Marta!

Selkie disse...

um verdadeiro bigode dos pampas!