quarta-feira, 20 de junho de 2007

#43 - Is it me you're looking for?

Quem viu não se esquece. O cenário é uma escola de artes. Os protagonistas, o professor e uma aluna cega. Ele se apaixona perdidamente por ela e a segue atormentado por todos os cantos, sem saber como declarar seu amor. O mestre é recompensado ao final, quando se depara com a escultura que a estudante fizera de seu rosto: "This is how I see you".

Estamos falando, é claro, do clipe de "Hello", de Lionel Richie, balada romântica que marcou época nos anos 1980.

Lionel Brockham Richie, Jr. estreou como saxofonista dos Commodores, banda da Motown que alcançou sucesso considerável nos anos 70. O estrelato em escala planetária, no entanto, só veio quando ele se lançou em carreira solo, em 1982.

Richie emplacou 13 singles consecutivos nos Top Ten, cinco dos quais como número 1. Sua popularidade chegou ao ponto de o governador de sua Alabama natal instituir o 29 de outubro como o "Lionel Richie day" - não são muitos os músicos que mereceram tal honraria.

"All night long", "Say you, say me" e "Dancing on the ceiling" são alguns dos diamantes forjados por Richie eternizados no panteão da cultura pop. A cereja no topo do bolo viria com o hit global "We are the world", composto com Michael Jackson. Coube a ele, aliás, a honra de entoar os primeiros versos desse hino humanitário ("There comes a time / When we hear a certain call..."), à frente de uma constelação de ídolos da música norte-americana.

Richie sumiu de cena em 1987, para retornar ao showbiz dez anos depois. Ele nunca voltaria a alcançar, no entanto, a fama anterior - provavelmente porque deixou que seu bigode, marca registrada dos anos de glória, se tornasse um vulgar cavanhaque. Mesmo assim, fica essa sincera homenagem ao ex-ídolo, no dia de seu aniversário.

O clipe de "Hello":




O clipe de "We are the world":




Texto escrito pelo leitor Bernardo Esteves.

6 comentários:

Anônimo disse...

Meu pai é ultra-fã de Lionel Ritchie.

Anônimo disse...

finalmente o bigode que aposenta definitivamente a tag "guru sexual" no IdB, da mesma forma que a camisa 23 nos Bulls de Chicago.

Victor

ps: fica aí a dica sutil para um grande bigode.

Fernando disse...

Muito bom o "joinha" que ele faz no fim do USA FOR AFRICA! Muito malandro!

Bernardo Esteves disse...

E faltou dizer que o cara virou uma verdadeira mania no Iraque pós Bush e Blair: http://abcnews.go.com/Nightline/story?id=1974794

Eduardo Rodrigues disse...

E hoje tbm é aniversário do John Goodman!!

http://idolosdebigode.blogspot.com/2007/06/32-estou-errado-estou-errado.html

Anônimo disse...

Sempre gostei mais de All Night Long. O clipe é imperdível !

http://www.youtube.com/watch?v=3c7dONn9cNo