quinta-feira, 19 de julho de 2007

#67 - Javier

Na foto, ele olha pro alto, pedindo ao seu discreto bigode forças para chegar o mais perto possível do céu. Javier Sotomayor é um dos maiores atletas de todos os tempos, especializado em salto em altura.

Ganhou o ouro nos Jogos Olímpicos de 1992 e em três edições de Pan-Americanos, além de ter sido medalhista de prata em Sydney. Também foi campeão mundial de atletismo em 1993 e em 1997, chegando em segundo lugar em 1991 e em 1995. É o atual recordista mundial ao ar livre, com a marca de 2m45 conquistada em 1993. Tabém detém o recorde em pista coberta desde 1989: 2,43 m. Veja no quadro abaixo o tamanho da vantagem do cara. Clique na imagem para ampliar.



Sofreu um revés na carreira (sic) em 1999, quando foi pego no antidoping e suspenso por dois anos. Javier, durante as animadas festas do Pan de Winnipeg, teria seguido o mau-exemplo do Jarbas e provado o mardito pózinho branco.

A Federação Internacional de Atletismo, consciente do fracasso que seriam os Jogos de Sydney sem um bigode de tanta expressão, cancela a punição por "circunstâncias excepcionais" e com apenas três meses de treino o cidadão chega lá e conquista a prata.



É importante lembrar que o Sotomayor era cidadão cubano, o que gera alguns entreveros na vida esportiva da pessoa. Em 1984 ele estabeleceu o recorde mundial sub-16 (2.33 m), mas não pôde ir para os Jogos de Los Angeles, boicotados pelo bloco comunista. Em 1988, Javier também não foi a Seul, por conta de outro boicote cubano.

Nosso herói parou de competir em 2001.

3 comentários:

Defunto Autor disse...

Sempre tive a intuição que o sobrenome "Sotomayor" só pode ser o cubanês para "Saltomaior".

Esse cara era uma lenda e não afinava na hora H, como Sergey Bubka e Ronaldinho Gaúcho - imberbes.

Tiago disse...

mulherengo e jogador. só não rodou mais feio porque o pozinho foi devidamente filtrado pelo bigode. um grande campeão de cara peluda.

Anônimo disse...

um cubano digno de vestir a fantasia preta do homem-aranha em plena Havana Velha. só para ver o que acontece.

Victor