terça-feira, 10 de julho de 2007

#60 Phil Lynott

Em 1971, quando tinha 20 anos, Phil Lynott fundou o arrojado Thin Lizzy. Era tão arrojado, mas tão arrojado que Phil precisou lançar um bigode extremamente maroto para romper as barreiras que a vida e a crítica musical criaram, respectivamente, para seu desenvolvimento pessoal e para o hard rock empolgante e de gosto duvidoso que a banda irlandesa produzia.

"Irlandesa???", você pergunta. "Sim", eu respondo. "Mas ele é negão", você diz. E aí eu revelo, meus amigos, que não é por acaso que Lynott tem essa pinta marota de pagodeiro tropical. ELE É BRASIL NA SEMANA DO ROCK DE IDB!!!

Me explico: corre por aí lenda segundo a qual o baixista, vocalista e compositor número um do Thin Lizzy era filho do afro-brasileiro Cecil Parris (!) com uma gringa. Poucos meses depois do nascimento do pequeno Phil, o papai do nosso bigodudo de hoje, como manda o manual, abandonou a irlandesinha que andava esmerilhando e voltou para o Brasil.



Filho de mãe solteira, preto e irlandês, o dublinense Lynott viu no bigode e na música um caminho para transcender e derrubar obstáculos. Com muito Hendrix, Dylan e Van "The Man" Morrison na cachola, fundou sua bandinha e chegou a emplacar alguns hits bastante maneiros como a footloosiana "The boys are back in town", do sacolejante álbum "Jailbreak", de 1973, e a versão definitiva e fodesca de "Whiskey in the jar", genial canção popular irlandesa, lançada no tão competente quanto cafona "Vagabonds of the western world", de 1973.

Tudo isso, porém, foi demais para Lynott. Até mesmo seu belo bigode não deu conta de segurar a onda dos traumas de infânica e dos excessos que a fama traz. Em 1986, abandonado pela mulher e líder de uma banda em franca decadência, Phil empacotou devido a uma overdose de heroína. Ele tinha 36 anos.

Em reconhecimento a seu talento e à solidez de seu bigode, Dublin homenageou Lynott com uma estátua ao mesmo tempo maneira e de gosto duvidoso, exatamente como a banda que o velho Phil comandava.






Curtam agora "Whiskey in the jar" com Lynott em sua melhor forma:







E, agora, sintam o drama de "Bad reputation":

10 comentários:

Anônimo disse...

caralho,

taí um belo post sobre ídolo de bigode. as pessoas não prestam muita atenção agora, mas virá o dia em que a bigodografia será considerada das profissões mais nobres.

pena o clipe ser em p&b. aquela indumentária toda reluzente, super "over" e ao mesmo tempo maneira... além disso, o Phil, não te faz pensar em Otelo?

Eduardo Rodrigues disse...

Phill pavimentou o caminho que seria posteriormente trilhado por grandes negões-escandinavos como Dahlin.

Sem ele, não os dreads de Larsson não seriam possíveis. Muito menos o sucesso do belga-maranhense Oliverà.

Defunto Autor disse...

Estou pessoalmente seduzido pelo baixo translúcido usado em Whiskey. Phil realmente levou o bigode além.

Sicknsour disse...

excelente escolha

Anônimo disse...

ninguém nem reparava no seu bigode
o seu talento era tão grande q o resto era resto, insignificante.
thin Lizzy uma das melhores bandas de tds os tempos

Anônimo disse...

Salve el bigodon!!!!

Anônimo disse...

hard rock d gosto duvidoso? um dos melhores q ja existiu seu FILHO DA PUTA DESINFORMADO! vai tomar bem tomado no seu cú se brasileiro filho da puta q ele nem filho d brasileiro seu OTÁRIO!

Anônimo disse...

hard rock d gosto duvidoso? um dos melhores q ja existiu seu FILHO DA PUTA DESINFORMADO! vai tomar bem tomado no seu cú se brasileiro filho da puta q ele nem filho d brasileiro seu OTÁRIO!

Anônimo disse...

Mas que anta ignorante do caralho esse que fez a resenha ,o cara falou mais de bigode que de música ,sua besta pagodeira ,vai se informar mais sobre THIN LIZZY ,,,,nem imagina a lenda que deixaram e muito menos quem tocou por lá ,só pra vc ter uma idéia BLACK ROSE foi gravado com GARY MOORE e o Lizzy fez muito sucesso sim ,tocava ao lado de grandes medalhões da época e vc sua " cria" de pagode ,vem dizer que """fundou uma bandinha e emplacou alguns hits "" dá na cara que vc nem conhece a discografia ....e vem detalhar bigodes ,ah vai se fuder e manda esse blog pro hell !!!!
Foi triste o seu comentário ,faz o seguinte ,não comenta o que vc nem te idéia e nunca escutou na vida ,vai ficar menos trouxa pra vc ,mister entendido em HARDROCK !!!!
Itamar

Anônimo disse...

Seu filho da puta, conhecer o thin lizzy primeiro sue idiota... so fala merda trouxa.