quinta-feira, 5 de julho de 2007

#55 - 4 de Julho

Nesta data querida, o famoso 4 de Julho, os americanos lá de cima comemoram sua independência do domínio britânico, independência esta conquistada na base de bala.

Para prestar homenagem à data, o IdB se vale de um caro par de mustaches cinematográficos, ambos inspirados em eventos factuais e históricos.

Aqui ao lado temos Bill "The Butcher" Cutting, do grandioso "Gangues de NY" de Marty Scorsese. Bill, interpretado com maestria por Daniel Day-Lewis, é inspirado em Bill Poole, um legítimo WASP que não era muito chegado nessa história de ser um bom anfitrião. Um retrato legítimo da América.

Bill, the Butcher, disputa com o irlandês rancoroso Amsterdam Vallon vivido por Leonardo Di Caprio o controle não apenas das ruas nova-iorquinas do século XIX, mas também o controle dos quadris de Jenny Everdeane (Cameron Diaz), a gostosa local. Tipo uma THUG life de branco.

Conta-se que Daniel não faturou o Oscar (levou o Bafta e o Guild, muito mais roots) por seu desempenho porque os vovôs da Academia temiam pela ira daquele bigode influenciando gerações de jovens ianques a descolar um facão e uma loira biscate.

Abaixo, temos Day-Lewis aterrorizando os vovôs da Academia.




Tão valioso quanto o Bill Cutting de Daniel é o Ron Kovic de Tom Cruise, personagem biografada em "Nascido em 4 de Julho", do malucão Oliver Stone. Cruise faturou o Globo de Ouro pelo papel e indicações ao Bafta e ao Oscar, interpretando o jovem que vai ao Vietnam defender ideais de liberdade da Águia e se estropia, ficar confinado a uma cadeira de rodas. Ao voltar quebradão para a terra natal, Ron finalmente vê que havia algo de podre dentro de seu país e que muita gente boa estava morrendo em terras distantes para alimentar os Senhores da Guerra.

Ron começa o filme sem bigode, completamente garoto. Ao tomar tenência do bicho estava pegando, adota um peludo digno de David Crosby (aguardem). Não é pra qualquer um, realmente.