domingo, 27 de abril de 2008

#184 - The Allman Brothers

Houve um tempo na história recente da humanidade onde a notícia de novas bandas de rock surgindo não eram indicadores de que cada vez mais pós-adolescentes estavam aderindo a um modo de ser que poderia levá-los a engravidar a Pitty. Nesse tempo, o surgimento de novas bandas não era algo que poderia ser medido pelas vendas de All-Star mas sim pelas vendas de Jack Daniels.

Em algum lugar no sul dos EUA, dois irmãos se descobriram enfeitiçados pelo blues e decidiram que precisavam montar uma banda. Seus nomes: Gregg & Duane Allman, a base co-sangüínea que daria origem a uma das maiores lendas do rock, a comovente The Allman Brothers Band!

Gregg e Duane usaram seus melodiosos mustaches e ajudaram a construir as bases do chamado "Southern Rock", o popular rockão de macho com raízes em improvisações blueseiras e muito uísque destilado nas plagas do Tennessee. Clássicos como Stratesboro Blues, Whipping Post e a imortal In Memory of Elizabeth Reed fizeram a cabeça e o cabaço de muita gente boa do século passado, inclusive do mau-caráter convicto Eric Clapton! Clapton convocou a força do habilidoso bigode de Duane para compor a sua banda Derek And the Dominoes no disquinho Layla and Other Assorted Love Songs.

Aconteceu, porém, que o destino de Duane estava marcado numa motocicleta e poucos meses após o lançamento do espetacular The Allman Brothers At Fillmore East, o abençoado guitarrista, consagrado músico de estúdio em Muscle Shoals, foi vitimado em um trágico acidente envolvendo sua Harley e um caminhão. Era o ano de 1971 e a banda prosseguiu, em meio a muitas intrigas, adiante. Mesmo sem o poder da guitarra de Duane, Gregg não desistiu e continua na ativa até hoje - ainda que seu bigode tenha envelhecido e virado barba.

Duane e seu mustache de respeito tirando um sonzinho básico.