sábado, 12 de abril de 2008

# 178 - Bigode hereditário

O bigode mais respeitável da biologia do século 20 adornou o rosto de John Burdon Sanderson Haldane (1892-1964). Este inglês de Oxford é um dos responsáveis pela síntese evolutiva moderna, ao lado de dois outros colegas (Ronald Fisher e Sewall Wright).

Isso significa que eles conseguiram mostrar, no início do século passado, que o princípio da seleção natural proposto por Charles Darwin e Alfred Wallace era compatível com as leis da hereditariedade postuladas pelo abade Gregor Mendel, estabelecendo assim os fundamentos da genética contemporânea.

Haldane teve uma atuação científica destacada: é o considerado um dos pais da genética de populações e deu contribuições substantivas para diversas outras áreas, além de escrever artigos sobre biologia para o público leigo na grande imprensa (mais sobre sua carreira aqui).

O inglês arrumou tempo ainda para caçar confusão ao se enamorar por uma mulher casada e provocar seu divórcio - o que quase lhe custou a cadeira que tinha na Universidade de Cambridge. Comunista, Haldane também mostrou o peso de seu bigode quando, prestes a se aposentar pelo University College London, mudou-se para a Índia e tornou-se cidadão daquele país, em protesto contra o imperialismo britânico.

E se você acha viçoso o bigode de JBS, espere só até ver o do pai dele! É decerto daí que vem sua inspiração. Está nos genes: um caso típico de bigode hereditário.



Texto enviado pelo leitor, intelectuário e alcoólatra Bernardo Esteves