sexta-feira, 5 de outubro de 2007

#122 - Há 25 anos...

O mês de dezembro de 1990 foi motivo de alegria e júbilo para muitas pessoas, mas em especial três importantes figuras do Século XX: Eric Hobsbawn, historiador inglês; Luís Inácio, político brasileiro e Lech Walesa, líder sindical polonês.

Hobsbawn, comunista de carteirinha, confessou em sua biografia vibrar com a vitória do bigodudo polonês nas primeiras eleições nacionais pós-Muro de Berlim. Lech, como denota seu bigodaço, vinha de lutas passadas a favor dos trabalhadores e era o grande líder do Solidariedade, sindicato que batia de frente com os mandatários da Polônia obedientes a Moscou. Luís Inácio, ex-líder sindical brasileiro, jamais escondeu sua simpatia e admiração pelo vencedor do Nobel da Paz de 1983.

(A título de curiosidade: Hobsbawn esteve no Brasil durante o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, e circulava pela cidade todo pimpão com um chaveirinho do PT)

Lech tirando uma onda de Senhor dos Anéis. Na época, infelizmente a Polônia passava por mais uma crise econômica e, em vez de charuto, nosso ídolo fuma um biscoitinho da Elam Chips.

Não gostou, vai tomar uma cerveja!