quinta-feira, 24 de maio de 2007

#16 - Paulo Cintura - controvérsia


"ISSA! - Saúde é o que interessa; o resto não tem pressa!"

Foi na Escolinha do Professor Raimundo que o público descobriu o talento ímpar desse brasileiro que interpretava a si mesmo como o professor de ginástica careca, musculoso e bigodudo que sempre tirava 10, pois, apesar de nunca responder a pergunta do professor, sempre botava a turma para queimar umas gordurinhas. Seu bordão (ISSA!) ficou bastante difundindo, chegando a causar polêmica (!!!) com o pessoal do Casseta e Planeta, que o usou sem creditar em quadros onde o Bussunda era um surfista. Outro fato interessante sobre Cintura é que ele já foi herói, protegendo civis em tiroteio no Vidigal, onde reside.

No entanto, o trabalho de campo desse blogue não pára por aqui: vocês sabiam que Paulo Cintura já foi repóter em documentário ecológico premiado, em 1998, produzido pela rede Bandeirantes? Ah, um detalhe, se tratava de um vídeo sobre a "limpeza" da energia produzida em Angra dos Reis e a láurea foi concedida pela "Sociedade Nuclear Americana - Seção Latino-Americana".

Este colaborador teve a singular oportunidade de receber uma visita "de corpo presente" do mestre Paulo Cintura em sua própria escola, no mesmo ano. Cintura fazia uma turnê em instituições, encomendada pela Eletronuclear, exibindo o tal vídeo, que não passa de um institucional sem-vergonha da empresa nuclear e é uma pérola perdida que nunca teremos no Youtube. Na reportagem, víamos o atleta colocar os equipamentos de segurança e apresentar as instalações das usinas Angra 1 e 2, falando sobre como, "ISSA"!!, eram plenamente seguros; recolhimento de resíduos totalmente "verdes", favoráveis ao meio ambiente. Tudo com muitas exclamações e cheio de saúde!

Numa externa maravilhosa, vemos Paulo Cintura entrevistando um pescador que trabalhava a menos de 300 metros da usina - que ainda podia ser vista ao fundo:
- Tem muito peixinho aqui?
- Sim, dá um bom pescado.
(virado para a câmera)
- ISSA!! Tão vendo?!!! Pescador cheio de saúde!!! E saúde é o que interessa; o resto não tem pressa!

Depois da "conferência", meu professor de física, para quem as usinas são uma bomba-relógio, fez um discurso revoltado com a cara-de-pau do programa nuclear brasileiro, ao tentar cooptar os futuros engenheiros da nação explorando a imagem de uma personalidade ligada à saúde, ainda mais do quilate de Paulo Cintura.

7 comentários:

Defunto Autor disse...

Há mais coisas entre a pélvis e o bigode de Paulão do que supõe a nossa vã filosofia!

Eduardo Rodrigues disse...

Precisamos fazer uma campanha SÉRIA para que esse vídeo seja recuperado!

Hagen disse...

esse video deve ser um perola digna dos simpsons e peixe com tres olhos.w

Anônimo disse...

conhece alguém que trabalhou na Band em 98?

não vale dizer Luciano "suco" do Valle.

Victor

Hagen disse...

Po, que eu saiba nao foi ele quem criou o Issa nao.
Isso ja era coisa da cariocada pleiba. E ele usou pra criar o personagem Paulinho Cintura.

Quando eu era muleque, tipo 6 anos de idade (ou seja a nova escolinha do professor raimundo ainda nao tinha sido criada) tinha uns primos que competiam em motocross e todos eles se comunicavam na base do iiiiiiissa.

Tinha ateh uma galera na escola que chamava uma menina Larissa de Iiiiiiiissa Lariiiiiiiissa.

Mas o video seria um achado, e o post foi bom

Anônimo disse...

Na boa, energia nuclear é segura e quando esgotarmos o potencial hidroeletrico brasileiro, será a unica alternativa limpa e barata de energia(porque solar e eolica custam algo como 17 vezes mais O.o).

O Paulo Cintura foi um cara a frente de seu tempo pra fazer um video assim.

Jorge Ramiro disse...

Eu acho que todas as pessoas e as empresas têm de tomar cuidado ecologia. Eu trabalho em uma fábrica de tapetes higiênicos, elos cuidam a ecologia.