quarta-feira, 7 de novembro de 2007

#131 - Raindrops Keep Falling On My Head


Butch Cassidy, como o conhecemos no cinema, não usava bigode. Seu intérprete era Paul Newman, um galã sulista-tradicionalista, cabeça-dura, dono de equipe da F-Indy, entusiasta da associação do rifle e da bandeira confedereda, que, apesar de todo esse background a favor do moustache, deve ter criado algum caso e resolvido rapar o buço. É algo quase incompreensível.

No entanto, esse post é dedicado ao verdadeiro e único Butch Cassidy, que aprontou poucas e boas no que Xuxa Meneguel gosta de chamar "América Geral". Tudo isso ao lado do infalível bigode de seu comparsa Sundance Kid, o qual teremos o prazer de receber por aqui em breve - afinal Robert Redford não era de fugir da raia.

Imigrante escocês de família mormon, Robert LeRoy Parker, adquiriu a alcunha de Butch Cassidy quando trabalhava de receptador-açougueiro ("Butch") de um de seus primeiros parceiros no crime, um ladrão de gado de quem também roubou o sobrenome Cassidy. Sua gangue, o Wild Bunch, era habitué do famoso esconderijo de bandidos do Velho Oeste, o "hole-in-the-wall" e fez alguns dos maiores roubos da história, contra trens, caravanas e bancos no sul e oeste americano.

Após o roubo ao First National Bank, a gangue parou para tirar uma foto comemorativa em Fort Worth, Texas, e o retratista, X-9, vazou o retrato para um detetive particular, que veiculou por uma agência de notícias, tornando-os os bandidos mais procurados na América do início do século XX.

Nessa foto, todos se vestiam elegantemente e Butch, que não era bobo, tratou de caprichar no bigode para a posteridade.

Sundance, sua patroa e Butch se mandaram então para os pampas argentinos, onde continuavam a fazer vários roubos e usando o Chile como esconderijo, até que, ainda com vontade de trabalhar como ladrões honestos, compraram um mega-rancho de gado na planície boliviana próxima de Santa Cruz de la Sierra. Lá, os "bandidos ianques" teriam sido emboscados pelo prefeito e metade do exército boliviano. Relatos oficiais contam que, durante o cerco, teriam sido ouvidos dois tiros e, após esperarem o dia amanhecer, os meganhas teriam encontrado os dois corpos com balas na testa, sugerindo suicídio.

Abaixo, a famosa foto do Wild Bunch usada nos cartazes de procura-se (Sundance está sentado à esquerda e Butch sentado à direita):

E você, temeria um homem sem bigode?

Um comentário:

Tiago disse...

porra, começamos uma bela série de bigodes-fora-da-lei.

vamos manter esse ritmo.