sábado, 19 de janeiro de 2008

#160 - José Bové

José Bové poderia apenas ser mais um fazendeiro pacífico e bucólico no interior da França onde tem suas ovelhinhas, em Roquefort - sim, aquela do queijo. Mas o homem nasceu com aquela chama dentro dentro de si que o impele a lutar pelas causas em que acredita e a manter na face um sólido e contestador bigodão! Porta-voz e homem-multimídia da Via Campesina, Bové jamais hesitou em emprestar seu bigode a diversas lutas!

Bové se notabilizou mundialmente ao liderar um protesto contra o McDonald's em seu país natal, em função da política da cadeia de lanchonetes de usar produtos transgênicos em seus deliciosos e malignos sandubas, batatinhas e sundaes. Ele acabou sendo preso e passando 20 dias vendo o sol nascer quadrado ao se recusar a pagar uma fiança de 17 mil doletas, o que ele achava um achaque! Por causa da pressão exercida pela França, a União Européia aprovou uma resolução para que todo produto contendo mais do que 1% de Organismos Geneticamente Modificados recebesse um selo de advertência aos consumidores. Bravo, José!

Em fruto da comoção gerada e da coragem de seu bigode, o ativista foi convidado ao Brasil para participar do Fórum Social Mundial em 2002, na cidade de Porto Alegre, onde trocou dois dedos de prosa com o presidente Lula e tomou parte numa invasão a uma fazenda que cultivava soja transgênica!

Em sua empreitada mais recente, Bové iniciou uma greve de fome com outros ativistas na França para impedir a comercialização de uma espécie transgênica de milho da Monsanto. O governo francês baniu a espécie de seu mercado. Agora nos resta torcer para que tudo termine bem e o bigode de Bové continue em sua luta!